Chegada a Hanói

A cidade de Hanói, capital do Vietname, é uma das cidades mais importantes e históricas do país. Localizada no norte, Hanói tem uma rica história que remonta a mais de mil anos. A cidade é conhecida pela sua mistura única de tradições antigas e influências modernas, uma mistura fascinante de história, cultura e vida moderna.

No dia 7, quinta-feira, após tratarmos da estadia procedemos à entrega das motos e como previsto iniciámos a visita a esta magnífica cidade. Percorremos o Old Quarter, o centro histórico de Hanói, passando também pela Rua do Comboio, linha férrea que corta a uma zona residencial no centro histórico de Hanói, existem zonas em que a rua é tão estreita que quando o comboio passa, as pessoas têm que estar de pé junto às paredes.

Ao fim do dia optámos por jantar street food e disfrutr da vida noturna da cidade.

No dia seguinte continuámos a visita à zona antiga e aos mercados locais sempre com muita vida, cheiros e sabores. Depois de termos percorrido todos os kms da Ho Chi Minh Road, não podíamos deixar de visitar o Mausoléu de Ho Chi Minh, monumento imponente que abriga o corpo embalsamado do líder revolucionário vietnamita.

Após alguns dias fora dos grandes centros urbanos voltamos a viver o transito frenético, onde os veículos aparentam ter prioridade sobre os peões. As motos estão estacionadas por todo o lado, fazendo com que os passeios fiquem inutilizáveis para os pedestres, sendo necessário andar na estrada.

Sendo véspera de fim de semana, a noite tem mais vida, mercados noturnos, espetáculos (teatro) de rua e os cafés praticamente cheios. Bairro Antigo zona com mais animação de Hanói, também com maior vida noturna, a não perder.

No sábado, dia 9 de dezembro de 2017, e ultimo dia da nossa viagem, visitámos a praça central de Hanói. Em contraste com o comércio tradicional da praça está o Trang Tien Plaza, um luxuoso centro comercial com muitas marcas internacionais, a que certamente muito poucos dos locais têm acesso. Construído originalmente em 1901 no estilo colonial francês o centro comercial é dos mais antigos de Hanói.

Esta área encontra-se encerrada ao transito nos fins de semana, sendo aproveitada para lazer onde são muitas as atividades e os jogos tradicionais.

Muitos dos pais estão nas esplanadas, usando um controlo remoto para conduzirem os carros dos seus filhos.

Também os mais velhos aproveitam para jogar.

Por várias vezes somos abordados por adolescentes que nos pedem autorização para fazer perguntas, com o objetivo treinar o Inglês. Estão acompanhados pelos seus professores que no final também nos agradecem pela disponibilidade.

Chega ao fim esta aventura pelo Vietname, em que percorremos o país de Sul para Norte, evitando as zonas turísticas que fazem os postais e as brochuras das agências de viagens. Não nos arrependemos.

Viagem Incrível!!

A gastronomia, em particular a comida de rua, com o contraste dos pratos condimentados do sul e dos salteados do norte, sempre com ingredientes frescos e bem confeccionados. A beleza natural das paisagens, dos rios, dos campos de arroz, das montanhas, da selva e dos lagos. E acima de tudo fica a memória de um povo caloroso, amigável e acolhedor.