6ª etapa: Gurué – Monkey Bay (Malawi)

Iniciámos as 5h30m esta etapa que nos levava a sair de Moçambique, por Mandimba em direcção ao Malawi nas margens do lago Niassa.

Os 400km do dia de hoje foram os mais duros que fizemos em território africano. Os pisos quase na sua totalidade de picada, variaram entre os duros com buracos, areia, passando pela “marteleira” (terreno muito ondulado), chega a tirar a tracção das motos e a sua aderência. Para os condutores a exigência física é muito grande, mas a principal preocupação do grupo é o estado das motos. Pois as vibrações fortes provocadas por estes pisos associadas aos kms já acumulados deixam as suas mazelas.

Quanto ao clima iniciou fresco e agradável para a condução tendo, junto da hora do almoço, começádo a aquecer; de tal forma que nos procedimentos das fronteiras, estávamos literalmente a destilar. Logo que entrámos em território do Malawi o tempo mudou tão radicalmente que tivemos de parar por momentos, tal era a intensidade da chuva, vento e mesmo da trovoada (autêntica lavagem forcada dos equipamentos).

Lá chegamos por volta das 18h00, exaustos e em busca de recuperar forcas instalámo-nos num lodge mesmo junto a margem do lago, sitio verdadeiramente paradisíaco.

Tendo saído de território moçambicano é altura de enviar especiais agradecimentos a Drª Graça Gonçalves Pereira; Eng. Francisco Caeiro; Sr. Comandante da Policia Nacional de Trânsito; a todos os missionários que nos acolheram com toda a hospitalidade; Sra. Comissária da Embaixada do Malawi em Maputo e ao nosso amigo e companheiro Padre Carlos Jacob.


One thought on “6ª etapa: Gurué – Monkey Bay (Malawi)

  • 5 de Dezembro de 2010 at 19:33
    Permalink

    Amigos, tenho-vos acompanhado diariamente atraves do site da inosat, por vezes com alguma preocupação porque velocidades de 85-90 Km/h em terra batida já não é para qualquer um, embora saiba que se tratam de experientes pilotos, pois além do nosso conhecimento de anos, recentemente tive oportunidade de comprovar essa qualidade no portugal lés a lés. Só espero é que tenham mais tempo para curtir, e que a comida não seja sempre jardineira, ehhhhhhhhhhh.
    Continuem nesse ritmo regular e seguro,
    Abraço
    MN

Comments are closed.