Ha Long Bay

Como planeado, dedicámos 2 dias para ver uma das 7 maravilhas naturais do mundo, Ha Long Bay.

A história de Ha Long Bay remonta a milhões de anos atrás quando forças geológicas começaram a esculpir estas impressionantes formações rochosas de calcário. Durante séculos as pessoas viveram e trabalhavam em vilarejos flutuantes onde pescadores tradicionais usavam técnicas de pesca únicas e sustentáveis. Esses vilarejos flutuantes ainda existem hoje e proporcionam uma visão autêntica da vida tradicional vietnamita no mar como um museu vivo.

Como planeado o carro de Golf apanha-nos no hotel às 11h. Estava previsto partir às 12h, mas arrancamos por volta das 14h, primeiro porque o transfer dos nossos companheiros de viagem se atrasou, depois porque um Francês se recusou a entrar no barco que estava alocado a este percurso por não corresponder às fotografias do Booking. Acabou por se resolver com a Companhia de Cruzeiros a disponibilizar um barco com Mastro e Velas, e os 7 passageiros concordaram em mudar em contrapartida de uns upgrades.

Iniciámos a navegação e desde os primeiros minutos ficamos deslumbrados com tanta beleza natural, quando contornamos algumas ilhotas, outras emergiam majestosamente do mar, criando uma paisagem mágica.

Durante o percurso fomos sempre surpreendidos por enseadas escondidas, lagoas isoladas e grutas impressionantes como a Hang Sung Sôt, praias pitorescas e finalmente demos o nosso mergulho no mar da china com águas tépidas.

A experiência do por e nascer do sol, a dormida embalada pelas águas tranquilas e pelo silêncio, a deliciosa degustação gastronómica e bem regada (provavelmente fazia parte do upgrade) foi uma experiência única.

Após o regresso e desembarque fomos visitar o mercado de Ha Long Bay  e comer uma mariscada onde não tivemos consensos em comer alguns dos supostos mariscos em viveiro por parecerem tudo menos marisco e aproveitámos para planear a viagem até a grande capital Hanói.