Laguna 69

IMG_5564
Dia de explorar o percurso até à Laguna 69. Saímos bem cedo de Yungay no Jeep para chegar ao ponto de partida para um percurso a pé até aos 4.604m de altitude onde fica uma das centenas de lagoas que existem no parque Huascarán e que resultam de escorrências dos glaciares dos picos nevados das inúmeras montanhas que compõem o parque.
A subida faz-se em 7,5km de trilhos ora rochosos, ora de terra sempre húmidas e de vegetação abundante.
Na subida a falta de ar é muitas vezes atenuada pela paisagem circundante que nos ajuda a ultrapassar cada metro de caminho, empurrando-nos montanha acima até ao lago de cor azul turquesa, perto dos glaciares que a abastecem.

Com os pulmões ardentes chegámos à Laguna 69, onde fizemos um piquenique com os petiscos que transportámos individualmente nas mochilas.
Momentos de relax na beira da lagoa, onde se podem escutar os barulhos dos glaciares gelados acima, estalando e desviando a nossa atenção para perceber quaisquer deslocamentos de gelo.
Simplesmente maravilhoso!!
Valeu a pena o esforço de subida. A descida é mais fácil e permite-nos rever pormenores de beleza natural que ficarão na nossa memória.
Finalizámos o resto do dia com uma viagem de Yungay a Huaraz , onde pernoitámos cansados mas com as cabeças cheias de imagens e sensações que este país nos está a proporcionar e não mais vamos esquecer.

IMG_5501

IMG_5573

IMG_5587

IMG_5596

IMG_20190508_135608


One thought on “Laguna 69

  • 9 de Maio de 2019 at 5:06
    Permalink

    Mais uma grande aventura e magníficas fotos.
    Um abraço Força

Comments are closed.